Rádio Onda Viva

Emissão Online

76 habitações sociais para estrear no Natal de 2024 em V.Conde

O edil Vítor Costa visitou, acompanhado pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, as obras das primeiras 76 habitações sociais em construção no âmbito da Estratégia Local de Habitação. A primeira fase do novo empreendimento habitacional, composto por dois edifícios de rés-do-chão e dois andares, está a avançar no ritmo previsto. O investimento de quase 11 milhões de euros localiza-se na rua das Freiras de Santa Clara, junto à Escola Profissional, prevendo 182 casas no total das três fases. Na cave haverá garagens e o topo dos edifícios terá painéis solares, constituindo uma comunidade energética. A construção é “cuidada” para, segundo o presidente da Câmara de Vila do Conde, acabar de vez com o estigma da habitação social.

As primeiras 76 casas estarão previsivelmente prontas no Natal de 2024. Entretanto, explicou Vítor Costa, no primeiro semestre de 2024 deve avançar a construção de mais um empreendimento com 46 habitações em Touguinha e, na zona sul nascente do concelho, a autarquia vai comprar mais 90 fogos. O edil afirma-se orgulhoso pela parceria pioneira que estabeleceu com o setor social – a Santa Casa e o Centro Paroquial de Vila do Conde – e garante que só beneficiou Vila do Conde, não tendo dúvidas que as 76 casas iniciais estarão entre as primeiras 26 mil habitações sociais a ficarem prontas no país, garantindo, assim, o financiamento a 100% através do PRR.

O provedor da Santa Casa também fez questão de destacar que a obra está a avançar a bom ritmo e mantém o objetivo de executar tudo em 14 meses, em vez dos 18 previstos no caderno de encargos. Rui Maia considera que a parceria da Câmara com a Santa Casa está a dar bons frutos e diz mesmo que devia ser replicada em todos os concelhos. Vila do Conde, recorde-se, tem 585 famílias com carência económica a precisar de casa. A Câmara prevê construir, no âmbito da ELH, 658 casas, um investimento de 104 milhões de euros. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login