Rádio Onda Viva

Emissão Online

Famalicão tem duas salas multissensoriais para meninos especiais

Famalicão tem duas novas salas multissensoriais para crianças, jovens e adultos com necessidades especiais. Os novos espaços estão instalados no Centro Social das Lameiras e serão geridos pela Associação de Moradores das Lameiras (AML).

O presidente da Câmara, Mário Passos, diz que "há poucos concelhos a conseguir dar este tipo de resposta e, em Famalicão, estamos a conseguir criar uma rede descentralizada de respostas sociais dirigidas a crianças, jovens e até seniores que apresentem necessidades especiais, em concertação com parceiros sociais do concelho". 

"Era um sonho antigo", afirmou, na inauguração dos espaços, o presidente da Associação de Moradores das Lameiras, Jorge Faria, que quer, agora, desenvolver parcerias com instituições sociais e educativas locais para apoiar todos os que precisem.

As duas salas multissensoriais destinam-se a crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais. São espaços terapêuticos para intervenção ao nível das experiências sensoriais - audição, visão e tato -, num ambiente adequado a cada pessoa, que terá o apoio de técnicos especializados.

O investimento da AML foi de 120 mil euros e contou com uma comparticipação municipal no valor de 45 mil euros.

Famalicão já tem uma sala de integração multissensorial no Centro de Recursos Educativos, uma valência municipal instalada no Centro de Investigação, Inovação e Ensino Superior (CIIES), em Vale São Cosme, e na ACIP - Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social, em Joane.

OP Automóveis

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login