Rádio Onda Viva

Emissão Online

Orçamento de 163 milhões aprovado com abstenção do PS

São 163 milhões de euros, num orçamento que é o maior de sempre em Famalicão. Habitação, Educação, Saúde, Desporto, Ambiente e Transportes são prioridades. O documento da maioria PSD/CDS-PP foi aprovado com a abstenção dos vereadores do PS.

O presidente da Câmara, Mário Passos destacou a construção de habitações ao abrigo das ofertas públicas de aquisição já lançadas, a entrega das casas compradas pelo município e reabilitadas e a constituição de uma bolsa de terrenos para disponibilização de lotes a preços reduzidos.

Será construído um novo parque de estacionamento junto ao hospital e dado início ao processo de construção de um silo-auto para um interface rodoferroviário junto à estação de comboios e um parque de estacionamento subterrâneo junto ao centro de saúde.

Arrancarão as novas escolas básicas de Brufe e Arnoso de Santa Eulália e as novas Unidades de Saúde Familiar em Joane e S. Miguel o Anjo. No Desporto, nota para a construção do novo Skate Parque de Sinçães e do arranque do processo de ampliação das piscinas municipais. Serão ainda reabilitadas as estradas municipais 572, que liga Ribeirão ao Louro e a 574 que liga Oliveira S. Mateus a Pedome.

Mário Passos diz que é “um documento rigoroso e ambicioso, que não esquece nada, nem ninguém”, que vai trazer “mais um salto qualitativo no progresso e desenvolvimento de Famalicão”. Já do lado da oposição, o Ps queria ver reduzido o IMI de 0,34 para 0,3. Diziam os socialistas que o município conseguiria suportar esta redução sem desequilibrar as contas, uma vez que há um aumento da receita na ordem dos 10 milhões de euros. A proposta foi chumbada pela maioria PSD/PP, que optou por aumentar os descontos para famílias numerosas (30 euros em vez dos atuais 20 para famílias com um dependente, 70 euros em vez de 40 para famílias com dois filhos e os casais com três ou mais terão uma dedução de 140 euros (em vez dos atuais 70).

Quanto à participação no IRS, a autarquia devolve 0,5%. A derrama manterá a taxa de 1,2%, mas apenas para empresas cujo volume de negócios seja superior a 250 mil euros.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login