Em Barcelos já é Natal e hoje há o 13.º concurso “Barcelos Doce"
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em sábado, 02 dezembro 2023 11:28
- Escrito por: Ana Trocado
Em Barcelos, foram, ontem, ligadas as iluminações de Natal na cidade. Agora, a magia do Natal andará no ar até ao final do mês. No largo da Porta Nova ficará uma das novidades deste ano: o carrossel parisiense. Mantém-se o túnel de luz – que, em 2022, foi um sucesso – e a grande árvore natalícia, haverá uma charrete de Natal e muita animação de rua. Depois, no Campo 5 de Outubro ficará a Aldeia de Natal, organizada pela Associação Comercial e Industrial de Barcelos.
Hoje, precisamente no Mercado de Natal, a partir das 10h00, realiza-se a 13.ª edição do concurso Barcelos Doce - Tentações de Natal. Esta atividade pretende promover a excelência dos doces tradicionais de Natal realizados pelas pastelarias e confeitarias do concelho e que, durante esta época, são presença obrigatória nas mesas das famílias de Barcelos. A edição de 2023 vai premiar o melhor Bolo-Rei, Pão de ló e Rabanadas e conta com a participação de oito pastelarias, padarias e confeitarias.
Como forma de descentralizar as atividades culturais e envolver um maior conjunto de pessoas na programação de Natal, este ano vão realizar-se concertos musicais em quatro freguesias, nomeadamente Oliveira (dia 8), Bastuço St.º Estêvão (dia 9), Vila Cova (dia 10) e Vila Seca (dia 15). Há ainda lugar para a Rota dos Presépios, com visita aos principais presépios das freguesias.
Ainda no sentido da promoção do acesso à cultura, diversos equipamentos municipais vão estar abertos ao público nas noites de 16 e 23 de dezembro. Assim, nessas datas, a Biblioteca, a Casa do Vinho, a Galeria Municipal de Arte, o Museu de Olaria, a Sala Gótica, o Posto de Turismo e a Torre Medieval estarão de portas abertas entre as 21h00 e as 24h00.
Na sala gótica dos Paços do Concelho está a exposição “Presépio a 7 artes”. Trata-se, pelo segundo ano consecutivo, da construção de um presépio pelos serviços municipais, que tem como principais motivos peças de artesanato de cerca de quatro dezenas de artesãos barcelenses.
by WebFarol