Rádio Onda Viva

Emissão Online

Póvoa vai ter Bosques pelo Clima e Ana Milhazes é embaixadora

O projeto "Um Bosque pelo Clima", que nasceu numa escola no Porto, inspirou a Póvoa de Varzim a criar uma Rede de Bosques pelo Clima. A iniciativa é dinamizada pelo Centro do Clima, sedeado em São Pedro de Rates, tendo sido dada a conhecer em pleno Dia da Floresta Autóctone. A sede do Clube de Caçadores da Estela foi o palco escolhido para apresentar este projeto colaborativo e comunitário, com o objetivo de criar micro-reservas com base em floresta autóctone. O projeto já está em marcha, mas ganha, agora, visibilidade e tem a poveira Ana Milhazes como embaixadora. A fundadora do movimento Lixo Zero Portugal e autora do blog "Ana, Go Slowly" gravou uma mensagem a apelar à participação de todos.

"Um Bosque pelo Clima" é um projeto suportado pela Câmara da Póvoa de Varzim, apoiado pela Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto, conectado com o projeto das 100 mil árvores na Área Metropolitana do Porto, em rede com outros projetos nacionais e internacionais, envolvendo mecenas, a Universidade do Porto e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, em parceria com proprietários florestais, utilizadores da floresta, instituições de ensino e muitos voluntários. A vereadora com o pelouro do ambiente, Sílvia Costa, explicou a ambição do município nesta área.

A população em geral está agora convidada a associar-se a este movimento que pretende criar uma rede de espaços florestais resilientes, atuando como sumidouros  efetivos de carbono e redutores do risco crescente de incêndios florestais. Em simultâneo, o objetivo é reforçar a capacidade de regulação do ciclo da água, a qualidade dos solos e do ar, a biodiversidade, a valorização da paisagem e a criação de espaços de lazer.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login