Rádio Onda Viva

Emissão Online

Câmara de Esposende compra terreno junto ao Cruzeiro dos Mouros

A Câmara de Esposende acaba de comprar uma parcela de terreno para desafogar a envolvente do Cruzeiro dos Mouros, em Apúlia.

A aquisição, diz o município, põe fim a um processo negocial que a Câmara vinha desenvolvendo, com o objetivo de integrar, no domínio público, desta parcela de terreno, com uma área de 243 metros quadrados, para a execução do projeto de beneficiação do Cruzeiro dos Mouros.

Estão, assim, criadas as condições para que, agora, a Câmara possa avançar com a execução do projeto, que irá melhorar as condições de acesso e visitação ao Cruzeiro dos Mouros, identificado no Plano Diretor Municipal (PDM) de Esposende como Património Inventariado Edificado. Segundo as referências históricas, por volta dos séculos XII ou XIII, situava-se ali a primitiva Igreja de Apúlia, que se supõe ter ficado submersa pelas areias, restando dessa época apenas o Cruzeiro dos Mouros.

Atualmente, o Cruzeiro encontra-se em mau estado de conservação, a precisar de obras de manutenção, sendo intenção do município proceder à sua beneficiação, com o intuito de lhe restituir o seu valor histórico-cultural. A intervenção prevê a relocalização da peça, que será deslocada para nascente, e a requalificação do espaço envolvente, através da criação de uma zona arborizada e da colocação de bancos. O concurso público para a requalificação daquele espaço vai ser aberto em breve.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login