Rádio Onda Viva

Emissão Online

Crianças e idosos da Misericórdia de Vila do Conde vão jogar à bola

A Associação de Futebol do Porto (AFP) assinou um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde para implementar, na instituição, os programas ABC da Bola e Walking Football. Este, explica a AFP, foi o primeiro acordo do género realizado com uma Misericórdia, mas espera-se que outros se sucedam.

A ideia é simples: no caso do ABC da Bola, a AFP vai pôr todas as crianças da instituição do ensino pré-escolar a jogar à bola; já no caso do Walking Football, o programa é dedicado a todos os séniores que estão nos lares da Santa Casa e é uma variação da modalidade que se joga a passo.

“Através do futebol, ganhamos amigos. As pessoas tornam-se mais próximas, aprendem a ser menos individualistas e estar mais em equipa. E portanto, sua vida sedentária passa a ser mais saudável”, explicou José Manuel Neves, o presidente da AFP, que vê nos dois projetos uma forma de promover um estilo de vida saudável, mas também de usar o desporto como meio de convívio, integração e de socialização.

A AFP já fez chegar à Misericórdia as bolas e os coletes. Agora, o próximo passo é pôr todos a jogar.

Em Vila do Conde são mais de 200 as crianças dos 3 aos 5 anos a beneficiar do ABC da Bola. Agora, haverá também 170 utentes do lar da Santa Casa que vão dar uns toques na bola.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login