Rádio Onda Viva

Emissão Online

Metro do Porto chegará à Trofa em 2024, mas... de autocarro

A expansão do Metro do Porto para Gondomar e o “metrobus” para a Trofa vai avançar em 2024. Há 259 milhões de euros de fundos comunitários, segundo o Plano de Avisos do Portugal 2030 hoje divulgado.

De acordo com a informação do Plano Anual de Avisos do Portugal 2030, aviso para a “extensão da Rede do Metro e BRT (ISMAI – Paradela e Dragão – Souto) e material circulante” deverá ser lançado entre maio e agosto de 2024.

Segundo a ficha-resumo do aviso, haverá uma dotação de 259 milhões de euros para os ivestimentos, proveniente do Fundo de Coesão da União Europeia, um valor que pode corresponder a uma comparticipação comunitária máxima de 85%

A extensão do metro para a Trofa, tem vindo a ser reivindicada desde a retirada dos carris do comboio em 2002. Havia a promessa da construção de uma linha de metro a ligar a Senhora da Hora a Paradela, na Trofa, mas só foi feito o primeiro troço a servir a Maia e o ISMAI (Linha Verde). O resto acabou por ficar na gaveta.

Agora, a Metro do Porto já assumiu que o metro não irá chegar à Trofa. Em sua substituição haverá, sim, o “metrobus”, um autocarro que levará os passageiros desde o ISMAI até Paradela. O investimento insere-se no Sustentável 2030 – Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade, inserido no Portugal 2030.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login