Rádio Onda Viva

Emissão Online

Cinco pessoas resgatadas do mar em praias da Póvoa

Hoje foi uma tarde atribulada nas praias da Póvoa de Varzim. Duas ocorrências mobilizaram meios do Serviço Anual de Assistência Balnear de Vila do Conde, elementos do projeto “Seawatch”, da Polícia Marítima e ainda da estação salva-vidas da Póvoa de Varzim.

A primeira situação surgiu na cidade, na praia do Enseada. O alerta foi dado por banhistas para o número de emergência da Associação de Nadadores-Salvadores “Os Golfinhos” às 15h26. A comandante da Polícia Marítima, Mónica Martins, coordenou as operações e mobilizou, para o local, a viatura e os elementos do serviço anual de assistência balnear (SAAB) de Vila do Conde, bem como a viatura do projeto "Seawatch". Da estação salva-vidas da Póvoa de Varzim saíram ainda duas motas de água e o piquete da Polícia Marítima. À chegada ao local, os dois nadadores-salvadores acabaram por se fazer ao mar, resgatando, com a ajuda dos populares, uma rapariga e um rapaz, que tinham ido a banhos e acabaram traídos pela forte ondulação.  A outra jovem foi resgatada pela mota de água. As duas jovens com cerca de 15 anos, foram transportadas para o hospital pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa. O rapaz, também menor de idade, foi apenas assistido no local.

12 minutos depois, novo caso, desta vez na praia do Esteiro, em Aver-o-Mar, com duas pessoas, de nacionalidade francesa, a verem-se em dificuldades na água. O alerta foi dado a “Os Golfinhos” às 15h38. As vítimas acabaram por ser ajudadas por populares. Para o local seguiu, por indicação da comandante da Polícia Marítima, Mónica Martins, a equipa do Serviço Anual de Assistência Balnear de Vila do Conde, bem como os elementos do projeto “Seawatch” e o piquete da Polícia Marítima. Um dos homens fugiu do local antes da chegada dos meios de socorro, o outro foi socorrido pelos elementos do SAAB e evacuado para o hospital pela ambulância da Cruz Vermelha de Macieira de Rates. 

O tempo quente tem levado, nos últimos dias, várias pessoas às praias e, este fim-de-semana, a situação deverá repetir-se, já que estão previstas temperaturas de verão. Mas a verdade é que, em termos operacionais, a época balnear já terminou. Vila do Conde tem o projeto SAAB a funcionar o ano inteiro, com uma viatura em permanência na praia de Azurara e outra a patrulhar a zona urbana. Já a Póvoa, a partir do próximo domingo, ficará sem qualquer equipa de nadadores-salvadores nas praias.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login