Rádio Onda Viva

Emissão Online

Taxa turística já rendeu 400 mil euros à autarquia poveira

A taxa turística da Póvoa de Varzim já rendeu mais de 400 mil euros, contabilizados apenas os primeiros sete meses do ano e ainda sem estar somado o mês habitualmente mais forte do verão, o agosto. O presidente da Câmara diz que, ao contrário do que muitos vaticinaram, a aplicação da taxa não trouxe menos turistas, pelo contrário, a Póvoa até viu aumentar a procura face aos anos anteriores. Mesmo assim ainda há cerca de 100 alojamentos locais que não se registaram na plataforma e não estão, por isso, a cobrar a taxa,r efere Aires Pereira. 

Marco Mendonça, do Bloco de Esquerda, foi quem levantou o assunto. O deputado ficou espantado com a receita, que, em sete meses, já é mais do dobro do que previa a autarquia. Agora, espera que o dinheiro seja empregue em mais animação na cidade já no verão do próximo ano. Ora, o edil garantiu que o dinheiro será afeto à melhoria de equipamentos ligados ao turismo e que fará questão de dizer onde o irá gastar.

Quanto à aplicação da taxa – que na Póvoa é de 1,5 euros por noite -, Aires Pereira diz que é para manter e explica que não faz nenhum sentido que seja quem cá mora a pagar pelo acréscimo de uso dos serviços e das infraestruturas municipais durante o verão. Já Miguel Rios, do Chega, disse que não consegue perceber porque é que só se pensa em cobrar mais taxas e enriquecer os cofres da autarquia. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login