Rádio Onda Viva

Emissão Online

Direção-Geral do Património garante obras na Igreja de Rates

Já há “luz verde” para as obras na Igreja Românica de S. Pedro de Rates, na Póvoa de Varzim. O presidente da Câmara, Aires Pereira, reuniu no local com o diretor-geral do Património Cultural, João Carlos Santos, e a diretora regional de Cultura do Norte, Laura Castro, para avaliar o estado de degradação da Igreja.

Agora, ficou acordado que será estabelecido um protocolo para serem feitas obras faseadas de reparação. Numa primeira fase, será feita, no imediato, uma intervenção de urgência, para remediar os problemas mais prementes, designadamente o mau estado da cobertura. A segunda fase da obra será mais estruturada e em todo o edifício, para resolver em definitivo as questões de piso, impermeabilização, ventilação, drenagem, iluminação, pedra e vitrais.

Manifestadas dificuldades por parte da tutela, a Câmara da Póvoa explica que se mostrou disponível para ajudar e vai, agora, assumir a execução do projeto, embora com o acompanhamento técnico das entidades  estatais competentes, de forma a garantir “o nível de qualidade, rigor e exigência que uma empreitada com esta envergadura comporta”.

A Igreja de Rates, recorde-se, é monumento nacional desde 1910 e tem vindo a ser notícia nos últimos meses por estar, há vários anos, à espera de obras e com problemas estruturais graves que fazem com que, por exemplo, chova lá dentro, haja problemas sérios no quadro elétrico, vitrais partidos e muito, muito musgo nas paredes.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login