Rádio Onda Viva

Emissão Online

Prolongamento da Via B continua a dar que falar no executivo

O prolongamento da Via B, entre a rua do Garceiro e a rua Manuel Gomes Moreira, voltou à reunião do executivo. Faltava ratificar um despacho para que o lançamento do concurso possa ir a Tribunal de Contas. O presidente da Câmara da Póvoa, Aires Pereira, explica o que está em causa, na obra que vai custar 2.247 mil euros.

Já João Trocado, do PS, votou contra. O socialista mantém a argumentação: o custo da obra é “exorbitante” e não vai resolver o problema do estrangulamento no cruzamento com a rua de José André.

No total, são precisamente 496 metros de estrada que, por imposição da a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) terá que ser feita em forma de viaduto, a fim de preservar a linha de água que existe naquele local. A nova via será paralela à rua Manuel Gomes Moreira, mas permitindo a quem vem do Parque da Cidade seguir em frente e não ter de atravessar dois cruzamentos (rua do Garceiro/rua de José André e rua de José André/rua Manuel Gomes Moreira). Aires Pereira acredita que, com a alternativa à EN13 finalmente completa, a velhinha estrada nacional passará a ter menos trânsito de passagem.

A Via B está em construção há 18 anos. A Câmara da Póvoa já gastou, nos vários troços com cerca de 4,5 quilómetros, quase 12 milhões de euros entre aquisição de terrenos, obras, ciclovias, passeios e iluminações.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login