Rádio Onda Viva

Emissão Online

Póvoa de Varzim e Vila do Conde ajudaram a plantar 1950 árvores

O projeto chama-se “Rolha a rolha semeie a recolha” e é uma parceria da Lipor, a gestora de resíduos do Grande Porto e da associação ambientalista Quercus. Só neste primeiro semestre do projeto, foram recolhidas quase meia tonelada de rolhas de cortiça que vão, agora, dar origem à plantação de 1950 árvores autóctones.

Atualmente, o “Rolha a rolha” chega já a 296 restaurantes, hotéis, cafés e padarias dos municípios da Póvoa, Vila do Conde, Maia, Matosinhos e Porto.

Este projeto tem como objetivos promover a reciclagem da cortiça, contribuir para a reflorestação e permitir aos estabelecimentos aderentes e aos respetivos clientes, contribuírem para o combate às alterações climáticas, através da diminuição das emissões do CO2 retido nas rolhas de cortiça, aumentarem a capacidade de retenção de CO2 com as novas árvores plantadas e desenvolverem a economia circular

Nos primeiros seis meses do ano, foram entregues 491 quilos de cortiça, num total de quase cem mil rolhas. A cada 50 rolhas recolhidas é plantada uma árvore, ou seja, desta vez, serão 1950 árvores, que, ao armazenarem quatro toneladas de carbono, permite que 12133 pessoas respirem um dia inteiro.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login