Rádio Onda Viva

Emissão Online

Caravelas-portuguesas avistadas em 9 praias da Póvoa e V. do Conde

Vários exemplares de caravelas-portuguesas estão a dar à costa em praias de Vila do Conde e da Póvoa. De acordo com o programa de observação e registo deste tipo de gelatinosas, o GelAvista, da responsabilidade do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), ocorreram avistamentos nas praias de Aguçadoura, Beijinhos, Carvalhido, Estela, Lagoa e Cabo de Santo André (Póvoa de Varzim) e nas praias Atlântica, Ladeira Norte e Moreiró (Vila do Conde).

Dado o elevado número de registos, ocorridos na última semana, a GelAvista deixa o alerta e explica: o surgimento de caravelas-portuguesas na costa nacional é normal. O facto de estarem a chegar a zonas mais a norte, prende-se com os ventos e as correntes

O programa explica que entre as espécies de gelatinosos que surgem em Portugal, esta é a que exige maior cautela, devendo ser evitado qualquer contato com os seus tentáculos urticantes, capazes de provocar fortes queimaduras. “Se avistar esta espécie, alerte de imediato os nadadores-salvadores para a sua localização”, rematam os especialistas.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login