Rádio Onda Viva

Emissão Online

Esposende apoia bombeiros e paróquia com 140 mil euros

A Câmara de Esposende aprovou, por unanimidade, a atribuição de 140 mil euros à Fábrica da Igreja Paroquial de S. Bartolomeu do Mar e às corporações de bombeiros do concelho.

No caso da Fábrica da Igreja, a verba de 100 mil euros destina-se a ajudar a pagar as obras de reabilitação do edifício do salão paroquial, cujo custo global será de mais de 200 mil euros. A empreitada visa melhorar as condições de segurança do edifício e dotar o espaço de condições que permitam um melhor desenvolvimento de ações e iniciativas religiosas.

A autarquia diz que está em causa “um trabalho de relevante alcance social, proximidade e de inegável interesse para os paroquianos de S. Bartolomeu do Mar” e, por isso, decidiu contribuir.

Quando aos bombeiros, cada corporação - a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende e a Benemérita Associação dos Bombeiros Voluntários de Fão – vai receber 20 mil euros.

Recorde-se que, em 2022, o Município aumentou de 17.500 para 20 mil o apoio anual às duas corporações, tendo em conta a escalada de preços, nomeadamente dos combustíveis. A autarquia diz ainda que estas associações têm tido “dificuldades acrescidas” devido a algumas alterações da lei e, por isso, este ano, decidiu manter o reforço dos apoios.

Para além desta verba anual, o município, continua a ajudar na aquisição de viaturas, material e equipamentos, garantindo ainda a comparticipação dos custos operacionais das Equipas de Intervenção Permanente (EIPs), da recolha de animais feridos (BV Fão) e da limpeza de vias, bem como o pagamento dos seguros de acidentes de trabalho, frota automóvel, responsabilidade civil de transporte de doentes e embarcações.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login