Rádio Onda Viva

Emissão Online

Novos realizadores e autores consagrados lado a lado no Curtas

A três dias do arranque do Curtas de Vila do Conde, a Onda Viva vai começar a contar-lhe tudo sobre um dos mais importantes festivais internacionais de curtas-metragens que se realizam na Europa. Nos próximos dias, categoria a categoria, vai ficar a saber tudo o que precisa para acompanhar o Curtas.

Nuno Rodrigues, um dos diretores do festival, explica que, este ano, o Curtas recebeu 6454 filmes, provenientes de 142 países. Depois, conta-nos tudo sobre as 29 curtas que, este ano, estarão a concurso na Competição Internacional.

Esta é, recorde-se, uma das seções mais antigas do festival e existe desde a primeira edição (1993). É marcada por uma grande diversidade de filmes, quer em termos de origem geográfica, quer em termos de estilos (ficção, documentário e animação), mas também de possibilidades e tendências do cinema: mais ou menos narrativo, contemplativo ou subjetivo, entre outras. Nela figuram, lado a lado, autores consagrados, como Lucrecia Martel (Camarera de Piso, na foto), Clara Simón (Carta a Mi Madre para Mi Hijo), Théo Dégen (desta vez com “Alice and the Sunflowers”, co-realizado com Charlotte Muller), e a dupla Benjamin de Burca e Bárbara Wagner (Falada Terra), todos repetente no Curtas, e novos autores como a francesa Sarah-Anaïs Desbenoit, o egípcio Morad Mostafa ou o o chinês Zhang Dalei.

Nos próximos dias vamos continuar a contar-lhe tudo sobre as várias competições e outras atividades do programa do Curtas de Vila do Conde.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login