Rádio Onda Viva

Emissão Online

GNR vai apertar o cerco às explorações agrícolas e aos tratores

A GNR está a intensificar o patrulhamento, fiscalização e sensibilização nas explorações agrícolas e florestais em todo o território nacional. A Operação Campo Seguro vai decorrer até 31 de dezembro. A prevenção de acidentes com tratores é um dos objetivos.

A ideia, explica a Guarda, é sensibilizar a população para a adoção de comportamentos que possam prevenir furtos e situações relacionadas com o tráfico de seres humanos e exploração de mão-de-obra. Fiscalizado será ainda o transporte de produtos agrícolas e florestais nos pontos fronteiriços, em colaboração com a Guardia Civil. A utilização segura de veículos agrícolas e florestais é outro dos objetivos da GNR.

Em 2022, recorda a Guarda, registaram-se 561 acidentes envolvendo veículos agrícolas, dos quais resultaram 47 mortos e 64 feridos graves.

A GNR recomenda, a este respeito, que “não se esqueça da manutenção do veículo”, utilize “os acessórios de iluminação e sinalização, de acordo com a lei”, não conduza sob o efeito de álcool, fadiga ou em velocidade não adequada às condições do veículo e à carga transportada e respeite sempre “os limites de carga e dimensão das máquinas e tratores”.

Nesta operação estarão envolvidos militares dos vários comandos territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, da Unidade de Segurança e Honras de Estado e da Unidade de Ação Fiscal.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login