Rádio Onda Viva

Emissão Online

Junco de Forjães já tem a primeira unidade produtiva certificada

Isa Joana Silva é a primeira artesã certificada do junco de Forjães. A Unidade Produtiva Artesanal (UPA) de Isa foi certificada no sábado, numa cerimónia que encheu de orgulho a pequena freguesia do concelho de Esposende, nas margens do rio Neiva. As peças de Isa passam, assim, a ter um selo de qualidade, que garante a proveniência da cestaria e o seu vínculo àquele território.

Na cerimónia foram ainda entregues as Cartas de Artesão de Mérito a Rosa Maria Pinto Brochado dos Santos, Maria Celina dos Santos Teixeira e Maria Filomena Mendanha da Rocha, que, apesar de já não se dedicarem à atividade, viram reconhecido o seu trabalho em prol do artesanato de junco.

O presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, mostrou-se satisfeito por ver dar frutos o investimento do município na preservação e promoção do artesanato de junco de Forjães. A propósito da valorização do património local, lembrou ainda o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com vista à classificação da Romaria de S. Bartolomeu do Mar e da Procissão do Senhor aos Enfermos, em Belinho, como Património Imaterial Nacional. Numa outra frente, Benjamim Pereira tem-se batido pela preservação da apanha do sargaço em Apúlia, que recentemente viu nascer o Museu do Sargaço, à semelhança do que aconteceu, há um ano, com o Centro Interpretativo do Junco de Forjães.

A certificação do junco decorreu, simbolicamente, numa altura em que se comemora o 34.º aniversário da elevação de Forjães a vila. Câmara e Junta esperam, agora, que Isa seja apenas a primeira e que outras artesãs possam seguir-lhe o exemplo.

O artesanato de junco é o 22.º produto certificado em Portugal continental. Em Vila do Conde está certificada a Renda de Bilros. Na Póvoa, a Camisola Poveira foi certificada a 9 de Setembro de 2022.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login