Dado mais um passo para requalificar Pedrinhas e Cedovém
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em terça-feira, 20 junho 2023 16:07
- Escrito por: João Ricardo
O Município de Esposende apresentou o Projeto de Requalificação Ambiental e Valorização das Atividades Tradicionais em Pedrinhas e Cedovém, na freguesia de Apúlia. Com ampla participação dos comerciantes, pescadores e proprietários de habitações, a sessão ficou marcada pelo anúncio, por parte do edil Benjamim Pereira, da abertura da consulta pública até 4 de julho.
A construção indisciplinada, associada à erosão costeira galopante, obrigará a uma ação imediata. O objetivo passa pela retirada programada de ocupações e a diminuição do risco das populações, a recuperação do cordão dunar, a conservação do património cultural (material e imaterial), o ordenamento do uso balnear e dos acessos. O projeto em discussão engloba o realojamento das famílias residentes, a construção de um novo parque de estacionamento público e de novos edifícios destinados a albergar as atividades económicas que atualmente existem.
Numa primeira fase, as intervenções incidirão na Avenida Marginal e no núcleo de Cedovém, ficando para um segundo momento a ação no núcleo de Pedrinhas. Essa frente costeira, com a extensão aproximada de um quilómetro, constitui um dos troços mais críticos, a nível nacional, da erosão costeira e da exposição das populações ao risco, sendo classificado como Área Crítica, com nível de prioridade Elevada.
Na sessão foram recolhidos contributos para o projeto que depois será entregue à Agência Portuguesa do Ambiente, sendo que no Programa de Ordenamento Costeiro as obras estão dotadas de perto de 15 milhões de euros. As fontes de financiamento poderão passar pelo Fundo Ambiental, Orçamento de Estado ou outros fundos comunitários, nomeadamente o Portugal 2030 e o PRR. Só depois de todo o processo concluído, após aprovado pelas entidades competentes é que o projeto avançará para concurso, sendo expectável que para o ano de 2024 já haja obra no terreno, referiu o autarca de Esposende.
As declarações podem ser ouvidas na edição local.
by WebFarol