Rádio Onda Viva

Emissão Online

Polícias condecorados pelo combate à violência doméstica

Os poveiros Hélder Fernandes, chefe da brigada de investigação criminal de combate à violência doméstica da PSP, e o agente José Sousa, da esquadra da PSP das Caxinas, foram ontem reconhecidos pelo “excecional serviço desempenhado” no combate è violência doméstica, numa cerimónia que decorreu no Comando Metropolitano do Porto.

Em comunicado, a PSP destaca a forma como “o chefe Hélder Fernandes acompanhou e auxiliou uma vítima de violência doméstica em momentos de desespero e que, juntamente com a sua equipa na 6.ª Esquadra de Investigação Criminal - Matosinhos (brigada de combate à violência doméstica), continuam a fazer dezenas de detenções, a colaborar proactivamente com o Ministério Público e a ajudar um grande número de vítimas”.

Numa carta dirigida à PSP e tornada pública nas redes sociais, a vítima disse: “É gente desta que dignifica a farda, o país, a instituição e que deveria orgulhar uma nação. Salvou-me antes de dar os dois passos que faltavam para o abismo. Deu o maior abraço do mundo à minha filha, ouviu-a, acalmou-a como ninguém tinha conseguido! Sim, há um agente que ouve as dores de quem, com 6 anos, procura nos heróis de carne e osso a salvação para os seus medos! As palavras nunca serão suficientes, as minhas não, mas talvez a vossa partilha lhe traga o eco de um país que deveria aplaudir quem como ele veste a farda com tudo o que jurou fazer cumprir. Obrigada”.

Na cerimónia foram ainda distinguidos com o “Certificado do Cidadão”, quatro agentes da Esquadra de Cedofeita. Em 2022, a PSP recebeu 139 reconhecimentos de cidadãos a elogiar a atitude ou a ação dos elementos policiais. Foi nesse âmbito que decidiu atribuir o certificado aos agentes em causa.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login