Rádio Onda Viva

Emissão Online

Morreu o poveiro de coração José Azevedo (em atualização)

Morreu, hoje, aos 88 anos, José de Azevedo. Poveiro de alma e coração, foi presidente da Câmara, vereador do Turismo, esteve à frente da Comissão Municipal de Turismo e muito ligado ao reavivar das festas de S. Pedro, foi escritor, jornalista e teve uma imensa atividade na divulgação dos usos, costumes, tradições e personalidades poveiros.

Foi colaborador dos jornais “O Comércio da Póvoa de Varzim”, “Ala Arriba”, “Mundo Desportivo”, “Gazeta Poveira”, “A Voz da Póvoa” (do qual chegou a ser diretor entre 1982 e 1990) e “Jornal de Notícias”. Foi ainda, por três vezes, presidente do Rotary Clube da Póvoa e fundados da Confraria dos Sabores Poveiros, da qual era Gão-mestre.

Presidiu à Câmara entre 1978 e 1980 e foi distinguido em junho de 1995 com a “Medalha de Prata de Cidadão Poveiro”.

Foi chefe da secretaria das capitanias dos portos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim entre 1959 e 2005 e, em 2006, pelo seu trabalho em prol da imagem da Marinha, foi agraciado com a Medalha da Cruz Naval de 4.ª Classe, atribuída pela Marinha Portuguesa e, em janeiro de 2018, com a Cruz Naval 1.ª Classe pela "elevada competência, extraordinário empenho e relevantes qualidades pessoais".

A 31 de maio de 2019, na véspera do seu 84.º aniversário, José de Azevedo lançou o livro "Cego do Maio: uma vida a salvar vidas", numa altura em que se celebrava o bicentenário do nascimento do herói maior da Póvoa de Varzim. Quinze dias depois, a Câmara decide dar o seu nome à remodelação do mercado municipal, já que era ele o presidente da Câmara quando foi decidida a construção do mercado poveiro.

 

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login