Rádio Onda Viva

Emissão Online

Santo António no Cidral, em Rates, nas Caxinas e em Famalicão

Hoje é véspera de Santo António e, apesar de não ser o santo poveiro de eleição, há antoninas no Cidral e em Rates. Na Matriz, o início da festa, que celebra também os 103 anos do Rancho Tricanas do Cidral, está marcado para, hoje, às 21h45. É no largo do Cidral e, para festejar, a Matriz convidou o Rancho das Rendilheiras do Monte, de Vila do Conde, para subir ao palco com as Tricanas do Cidral.

Já em Rates, a festa é só amanhã – o dia do santo. Há missa na Capela de Santo António pelas 20h00, seguida de sardinhada com caldo verde e de uma atuação do Grupo de Concertinas de Barcelinhos, pelas 21h30.

Nas Caxinas, o cantor Manuel Carvalho atua, hoje, no Largo da Palmeira, a partir das 21h30.

Nos concelhos em redor, o Santo António é ainda celebrado e com festa rija em Famalicão. As Marchas Antoninas (na foto) têm, este ano, como tema “Gentes de Lavoura” e vão partir às 21h45 da avenida de França, junto ao pavilhão municipal para se exibirem, depois, no palco da praça Álvaro Marques – jardins dos paços do concelho.

Este ano, participam na festa as marchas de: Vale S. Cosme, Casa do Povo de Ruivães, Associação Cultural S. Salvador da Lagoa, União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, Associação Recreativa e Cultural de Antas, Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Brufe, Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira e Associação Cultural e Recreativa S. Pedro de Riba D’Ave.

A festa segue, depois, pela noite dentro, com fogueiras e muita animação, na rua de Santo António.

 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login