Rádio Onda Viva

Emissão Online

Regulamento de Estacionamento pronto a vigorar

PS, BE e Chega votaram contra. Iniciativa Liberal, CDS-PP e CDU abstiveram-se. Apenas o PSD votou a favor do novo Regulamento de Trânsito e Estacionamento da Póvoa de Varzim. Este foi o único tema de uma assembleia municipal extraordinária que decorreu ao final da tarde de ontem. Tal como já lhe dissemos na Onda Viva, estão previstos mais lugares de estacionamento com parquímetros a partir do dia 1 de junho, nomeadamente na avenida Santos Graça.

Silva Garcia, do PS, considera uma “hipocrisia” taxar ainda mais o estacionamento sem criar alternativas. Há 16 anos, os socialistas apresentaram o projeto “Bolina”, uma estratégia integrada de mobilidade para a Póvoa de Varzim, mas, desde então, queixa-se que pouco mudou. Do lado do BE, Marco Mendonça criticou a falta de alternativas e pediu o regresso dos autocarros de ligação às praias. Miguel Rios, do Chega, defendeu a criação de uma comissão de mobilidade sustentável para desenhar “uma verdadeira estratégia para o concelho”.

Porque é um “exagero” cobrar parquímetros de junho a setembro – devia ser só em julho e agosto -, porque dois cartões de residente por habitação é pouco e um por estabelecimento comercial também, João Martins, da CDU, absteve-se. António Teixeira, da IL, explicou que também se absteve porque vê no documento apenas uma forma de a autarquia angariar mais dinheiro, embora até concorde com o princípio do utilizador-pagador. Dinis Carmo, do CDS-PP, explicou a razão da abstenção com o desejo que fosse analisada a questão das compras, dos residentes não habituais e dos turistas, mas a maioria recusou.

O edil Aires Pereira referiu, no final, que gostava de ver “uma oposição construtiva” e lembrou que o sistema de transportes urbanos da Área Metropolitana do Porto entrou em vigor a 1 de maio. As empresas estão, agora, a adaptar-se, mas, no final do ano, tudo deverá estar resolvido e "99,8% da população do concelho vai ter acesso a um serviço público de transportes com mais e melhor oferta para os passageiros em termos de preço, horários, número de paragens e tipo de veículos".

 
As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login