Rádio Onda Viva

Emissão Online

Santa Casa tem novas instalações e distingue edil Aires Pereira

A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim festejou hoje o 267º aniversário com a inauguração de novas instalações da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. A obra de ampliação demorou 4 anos a ser concluída devido à falência da primeira empresa construtora. O custo total da empreitada vai rondar os 2.9 milhões de euros e estava orçado inicialmente em 1.9 milhões, englobando a renovação da parte antiga de forma a ir de encontro às novas exigências legais.

A comparticipação comunitária do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, graças à cedência da autarquia, chegou a 1.4 milhões de euros, obrigando a instituição liderada por Virgílio Ferreira a recorrer a financiamento bancário. O novo edifício, que interliga ao já existente, tem capacidade para 32 pessoas (16 quartos e 32 camas) e não levou ao aumento de vagas no lar, tendo a aposta sido na criação de melhores condições para todos os utentes. No total, a instituição tem 98 pessoas na ERPI, todas protocoladas com a Segurança Social.

Durante a intervenção pública no salão nobre da SCMPV, o provedor aproveitou para apelar à colaboração municipal para concluir a obra que ainda está a decorrer no lar antigo e proceder à ampliação da unidade de fisiatria no piso -1, um pedido que mereceu a atenção de Aires Pereira, como o próprio depois afirmou. No final, Virgílio Ferreira agraciou o edil com a Medalha de Ouro pelos relevantes serviços prestados à instituição, tornando-o Irmão Honorário da Santa Casa. Um gesto de agradecimento explicado pelo determinante apoio concedido para que a “obra fosse uma realidade”.

Na hora de se dirigir aos presentes, Aires Pereira elogiou o trabalho e a missão desenvolvidos pela entidade ao longo do tempo, aspeto que foi determinante para a Câmara tomar a decisão de abdicar de quase 4 milhões de euros do PEDU em prol da Santa Casa e também do MAPADI. Quanto ao reconhecimento recebido, o líder do município poveiro agradeceu-o e partilhou com a equipa que com ele colabora há quase quatro décadas.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login