Rádio Onda Viva

.

Emissão Online

PSD quer investigação séria às descargas nos rios de Aveleda

O PSD está preocupado com a poluição que se tem verificado nos rios da freguesia de Aveleda, em Vila do Conde. O grupo social-democrata na assembleia de freguesia quer que “as entidades competentes assegurem a atual segurança da utilização do rio” e considera “imperativo que haja uma mudança de atitude das nossas autoridades na defesa do ambiente, da biodiversidade e da saúde pública”.

A questão foi levantada na última assembleia de freguesia pelo PSD e pelos moradores, na sequência de “relatos de alterações de cor e da formação de espuma não identificável e anormal”.

O PSD diz que o presidente da Junta, Armando Silva, confirmou a situação, que reportou ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, adiantando ainda estar convencido que a poluição deriva da ETAR de Cambados, em Vila Nova de Telha.

O autarca terá admitido que “ao longo dos tempos tem havido várias descargas” nos rios da freguesia, e que ainda “há cerca de seis meses atrás, houve uma grande descarga no rio de Moinhos” que “matou toda a fauna”. Na altura, o presidente da Junta contactou o SEPNA e efetuou “as diligências possíveis e ao seu alcance”, diz o PSD.

O PSD considera a situação “gravíssima”, lamenta que, passados seis meses, nada se saiba sobre as investigações e o respetivo apuramento de responsabilidades e exige, agora, que os mais recentes casos sejam devidamente investigados. Os social-democratas lembram que a água do rio em questão é utilizada para rega por vários agricultores, pelo que está em causa a saúde pública.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login