Rádio Onda Viva

Emissão Online

BE questiona Governo sobre crime ambiental no rio Ave

O Bloco de Esquerda quer saber se o Ministério do Ambiente tem conhecimento da descarga ilegal que, ontem ao final da manhã, pintou de branco a água do rio Ave e o que está a fazer para descobrir o infrator.

“O BE considera urgente a ação de inspeção sobre o acontecido e uma punição exemplar para os responsáveis por este atentado. Para além desta atitude reativa, é necessário, igualmente, garantir uma fiscalização apropriada para que estas descargas não se repitam”, afirma, em comunicado, o grupo parlamentar bloquista.

Por isso mesmo e através da Assembleia da República, endereçou três perguntas ao ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro: se teve conhecimento da situação, que medidas tomará e que fiscalizações fará para garantir que a situação não se repete.

A descarga poluente ocorreu junto à lota de Vila do Conde. A Câmara de Vila do Conde e a Águas do Norte procederam à aspiração da mancha branca, gordurosa e de cheiro intenso. O caso está, agora, a ser investigado pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), aguardando-se os resultados das análises às colheitas efetuadas.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login