Rádio Onda Viva

Emissão Online

Burlas a idosos na Póvoa e V. Conde: já há sentença

Foram condenados a nove e dez anos de prisão, dois homens que fazendo-se passar por técnicos da Segurança Social, de instituições de solidariedade ou mesmo de Centros de Saúde burlaram várias pessoas, sobretudo idosos, na Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Esposende, Barcelos, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Arcos de Valdevez. Isto em no final de 2021 (entre Setembro e Dezembro).

O Tribunal de Braga proferiu a sentença e a diferença na pena, um ano a mais para um dos condenados,  tem a ver com o facto de a esse arguido ter sido dado como provado também o crime de detenção de arma proibida.

Os burlões percorreriam os concelhos de carro e abordavam as potenciais vítimas dizendo que as pretendiam ajudar a aumentar o valor das reformas ou a melhorar as condições de vida e, na conversa, conseguiam saber se os idosos tinham ouro e dinheiro dos quais se apoderavam sem que os proprietários dessem conta ou, por engano, os donos as entregavam. Mas também houve casos em que os bens foram levados à força.

Na acusação, o Ministério Público contabilizou o prejuízo em 9620 euros e sustentou que os produtos eram enviados para um estabelecimento que se dedicava à compra e venda de ouro usado, na Póvoa de Varzim. O respetivo proprietário foi acusado do crime de recetação, mas o arguido foi absolvido.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login