Rádio Onda Viva

Emissão Online

No fim de maio avança o concurso do Parque Lúdico da Poça da Barca

Tal como tinha revelado recentemente na Rádio Onda Viva, o presidente da Câmara de Vila do Conde conta lançar em breve o concurso do projeto de Parque Lúdico e Espaços Verdes a ser desenvolvido à superfície dos Armazéns de Aprestos, na marginal de Poça da Barca. Após anos de impasse e de permanência de tapumes que muito incomodam a população local e quem lá passa, está cada vez mais próxima uma solução há muito tempo reclamada para aquele local.

Num encontro com a imprensa que decorreu esta manhã no Mercado das Caxinas, Vítor Costa prometeu que “a Câmara vai acelerar os meios que possam viabilizar a desejada intervenção” e que o processo vai ter novidades “a curto prazo”, sendo finais do mês de maio a data apontada para o lançamento do concurso. A área a intervir tem cerca de 10 mil metros quadrados e o prazo para conclusão da obra deve rondar os 18 meses, sendo o objetivo que possa começar ainda este ano.

A empreitada de requalificação daquela zona tem um custo estimado de 3 milhões de euros, para já apenas de investimento municipal, mas será feita uma candidatura aos fundos comunitários na área da reabilitação urbana para atenuar o peso para os cofres autárquicos. O projeto está “em fase de acabamento” e a ser feito “com o objetivo de harmonizar a intervenção paisagística com as raízes piscatórias, o incremento turístico e o usufruto da população local”. Além do arranjo da marginal atlântica, será feita “a recuperação paisagística do lugar e a instalação de espaços verdes, parque infantil e diversos elementos decorativos, nomeadamente uma pérgula escultórica que funcione como um local de contemplação do mar, reforçando a identidade piscatória daquela comunidade”, destacou o edil.

Para o futuro fica uma intervenção semelhante na zona sul do molhe, quando houver disponibilidade financeira para avançar, assegurou Vítor Costa. Outros assuntos abordados pelo edil foram a ‘Semana do Pescador’ (nova iniciativa da Câmara Municipal dedicada ao pescador e ao setor das pescas concelhio, nas suas vertentes de identidade histórica e comunitária, económica, turística e gastronómica) e o ‘Ao Encontro das Associações’ (realização de reuniões/fóruns por freguesia com a rede de parceiros do movimento associativo do concelho de Vila do Conde), temas de que lhe daremos conta oportunamente.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login