Rádio Onda Viva

Emissão Online

Ilustre de Vila do Conde é hoje homenageado

22 de fevereiro, completaria hoje 100 anos o médico Albino Aroso por muitos considerado “o pai do planeamento familiar em Portugal” e que faleceu em 2013.

A sua freguesia natal, Canidelo, Vila do Conde, aproveita a efeméride  para lhe prestar uma homenagem com o descerramento de uma placa na casa onde o clínico veio ao mundo - no número 627 da rua do Caracoi - às 11 e 45. Antes há uma Eucaristia às 10 e meia da manhã, na igreja da paróquia local, seguida de uma romagem ao cemitério.

Albino Aroso Ramos formou-se em Medicina em 1947 e, depois de passar pelo Serviço Militar, ingressou no Hospital de Santo António, no Porto, onde em 1969 daria a primeira consulta pública e gratuita de planeamento familiar. O seu empenhamento no tema foi reconhecido internacionalmente até porque Portugal conseguiu, dessa forma, com a luta dos médicos, deixar os lugares mais gravosos dos países com mortalidade infantil elevada passando para para o grupo dos cinco primeiros com melhores registos a nível mundial.

O ginecologista-obstetra teve sempre uma intervenção pública. Foi um dos rostos pelo movimento de despenalização do aborto na mudança do século e exerceu por duas vezes, o cargo de secretário de estado da Saúde: primeiro em 1976, no sexto Governo provisório de Pinheiro de Azevedo e sob a tutela do ministro dos Assuntos Sociais Rui Machete; e mais tarde, em 1990, exerceu o mesmo cargo no executivo do primeiro-ministro Cavaco Silva sendo então Leonor Beleza a ministra da Saúde.

Albino Aroso foi também professor na Universidade do Porto, presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia. Em 1984 recebeu a comenda da Ordem de Mérito, em 1998 foi agraciado com a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e em 2008 foi tornado Grande Oficial da ordem da Liberdade de Portugal

VianaCar

RECOMENDADAS

Login