Rádio Onda Viva

Emissão Online

Conclusão da Via B vai ficar bem mais caro que o desejado

O executivo municipal da Póvoa de Varzim aprovou a abertura de concurso público para a empreitada ‘Via Circular Urbana da cidade - troço norte: ligação à Rua Manuel Gomes Moreira’. Esta obra visa continuar o prolongamento inaugurado em junho 2022, sendo o objetivo melhorar os acessos, descongestionar o tráfego rodoviário e aumentar a qualidade de vida dos munícipes e visitantes do concelho. A intervenção será em feita num troço com aproximadamente 800 metros qie irá ligar a Via B ao cruzamento da EN13 em Aver-o-Mar. O custo está estimado em 2,5 milhões de euros.

Esta é a parte que falta para fechar definitivamente a circular urbana e o valor previsto para a execução mereceu reparos do Partido Socialista. Os vereadores João Trocado e Ilda Cadilhe votaram contra a abertura do atual concurso público por entenderem ser dinheiro a mais e que seria preferível estudar alternativas para diminuir o “custo astronómico por quilómetro” que vai existir, embora reconheçam a importância da empreitada.

A maioria PSD explicou que a culpa é da Agência Portuguesa do Ambiente, que encareceu a obra devido à exigência de construção de um viaduto sobre uma linha de água que ficará a cerca de metro e meio a dois metros do solo. O presidente Aires Pereira concordou ser “um desperdício de dinheiros públicos", num valor aproximado de 1,2 milhões de euros, mas destacou a importância de acabar a via alternativa à EN13.

A avenida 25 de Abril começou a ser construída em 2005 com o objetivo de criar uma solução para quem pretende circular sem passar no centro da cidade. O primeiro troço, entre a EN206, na fronteira com Vila do Conde, e à avenida do Mar, junto à A28, tem cerca de três quilómetros. No ano passado ficou pronta parte do prolongamento da via para norte. Dos 1,5 quilómetros de ligaçao da avenida do Mar à rua das Sencadas, servindo o Parque da Cidade e o Estádio Municipal, faltam, faltam os últimos 800 metros. Estima-se que a Câmara da Póvoa de varzim já tenha investido na Via B quase 12 milhões de euros, somando aquisição de terrenos, obras, ciclovias, passeios e iluminações.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login