Rádio Onda Viva

Emissão Online

Correntes d'Escritas avança para mais freguesias em dia cheio

O Correntes D’Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica tem uma 5.ª feira dia cheia e com algumas novidades.

Por exemplo, é hoje dada a conhecer a peça de teatro resultante de uma residência literária de Álvaro Laborinho Lúcio, Luís Ricardo Duarte, Raquel Patriarca e Rui Spranger, em 2021 (confinamento), na casa onde morou Manuel Lopes, ex-diretor da Biblioteca Municipal e já falecido.

Logo, a estreia será às sete da tarde somente para 15 pessoas no número 68 na Avenida Mouzinho de Albuquerque, daí o nome da peça - "A casa"-, explica o vereador com o pelouro da Cultura, Luís Diamantino (ouça no noticiário). A exibição da peça repete amanhã, sexta, e  no sábado às 18h00 e 19h30.

Mas é também esta quinta-feira que as Correntes começam a sua incursão pelas às freguesias poveiras, sempre às sete da tarde: hoje João Rios e Maria Quintans vão a Beiriz; João Gobern e Minês Castanheira dirigem-se a Navais, e José Alberto Postiga e Onésimo Teotónio de Almeida falam em Rates.

Amanhã no mesmo horário, mais três presenças de autores: Ivo Machado e Luís Osório em Aver-o-Mar, Lélia Nunes e Mafalda Milhões, na freguesia da Estela e Afonso Cruz e Mónica Ferra vão falar em Laundos.

A estas seis freguesias junta-se a da Póvoa onde está o Cine-teatro Garrett. A ideia é que, no próximo ano, o evento possa chegar às que faltam: Argivai, Balasar, Aguçadoura, Amorim e Terroso, salienta Luís Diamantino (idem)

Além das mesas-debate ao longo de todo o dia e do lançamento de livros, à noite dá-se  a entrada em cena de um parceiro das Correntes – o Cineclube Octopus – que programou para o Garrett às 22 horas a projeção do filme “Campo de sangue” de João Mário Grilo que se inspirou no romance de Dulce Maria Cardoso.

Pode aceder à totalidade do programa aqui

VianaCar

RECOMENDADAS

Login