Rádio Onda Viva

Emissão Online

Estudo da DECO coloca a Póvoa de Varzim no topo

A Câmara da Póvoa de Varzim emitiu uma nota a destacar os dados de um estudo da Associação para a Defesa do Consumidor que coloca o município como o melhor entre os 17 que compõem a Área Metropolitana do Porto. Em concreto o estudo comparativo das tarifas dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos em vigor em 2022. Segundo os dados da DECO, a Póvoa de Varzim pratica o preço mais baixo entre todos no que diz respeito ao abastecimento de água, apresentando ainda tarifário social e tarifário especial para famílias numerosas.

Foram comparados os tarifários praticados em todo o território nacional tendo por base um consumo médio de 120m3/ano. Uma família poveira paga 116,88 euros, um pouco menos que São João da Madeira, Porto, Vale de Cambra, Vila Nova de Gaia e Maia, que integram o top-6. Pelo contrário, surgem quatro concelhos com custos acima das duas centenas de euros, sendo Vila do Conde o pior com 250,02 euros, seguido de Santa Maria da Feira, Gondomar e Arouca.

A autarquia da Póvoa de Varzim sublinha ainda que mesmo quando o agregado apresenta um consumo maior face ao consumo padrão, por exemplo 180m3/ano, o custo da água no concelho continua a ser o mais baixo de toda a Área Metropolitana do Porto, neste caso 167,88 euros.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login