Rádio Onda Viva

Emissão Online

Realizador que vai aos Óscares tem ligação a Póvoa / V Conde

Quem gosta de cinema (e não só) não fala de outra coisa: pela primeira vez a obra de um português está nomeada para a última fase de atribuição de Óscares de Hollywood, ou seja os prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, dos Estados Unidos.

Isto através da curta metragem de animação denominada “Ice Marchants” com a qual o realizador por João Gonzalez já conquistou 45 prémios ou menções em festivais internacionais como, por exemplo, o "Curtas" de Vila do Conde ou mesmo o de Cannes (foi o primeiro trabalho de animação portuguesa a obter tal distinção).

Mas se segue a programa da sua Rádio Onda Viva o nome do jovem, com 26 anos de idade, pode parecer-lhe familiar.É que numa recente entrevista a Olívia Marques da Silva (na imagem da esquerda), presidente da   Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) ela falou do realizador que fez a licenciatura precisamente naquele ramo do Instituto Politécnico do Porto que está no Campus situado na fronteira Póvoa de Varzim /Vila do Conde. Ou seja, João Gonzalez é um “alumni” da ESMAD (recorde no noticiário)

Depois da licenciatura na ESMAD João Gonzalez, com uma bolsa da Gulbenkian, fez um mestrado no Royal College Art, de Londres. O realizador é também animador, ilustrador e músico com formação clássica em piano. A Agência da Curta Metragem, sediada em Vila do Conde, considerou a entrada no filme fase final dos Óscares um “momento histórico” para a sétima arte nacional.

 

Segundo a Câmara de Vila do Conde  João Gonzalez "apesar de morar no Porto, é proveniente de conhecidas famílias vilacondenses, sendo filho de Pedro Almeida e de Helena Paula Gonzalez, podendo ainda ser referido o seu avô paterno, comandante João Morais de Almeida, e a sua avó materna, professora Helena Gonzalez.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login