Rádio Onda Viva

Emissão Online

Curso profissional vai perpetuar importante arte trofense

A Câmara da Trofa assinou um Acordo de Cooperação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional para a criação de um curso dedicado à Escultura e Pintura de Arte Sacra. O projeto iniciado há 8 anos vai arrancar em fevereiro de 2023, na antiga escola de Feira Nova, em S. Mamede do Coronado.

O edil Sérgio Humberto destacou, em comunicado, que “esta arte, única no mundo, que tem o maior legado na Imagem da Virgem Maria que está na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, tem obrigatoriamente que ser protegida por todos os Trofenses”, deixando o “agradecimento público e sentido a todos os que possibilitaram mais esta vitória”.

O curso será ministrado por mestres santeiros e especialistas das diferentes áreas de formação, num total de 1300 horas. Os interessados deverão ter completado o 12º ano de escolaridade. O objetivo da autarquia trofense é qualificar os formandos para produção de imagens de vulto em madeira, de carater religioso, por criação ou recriação, através de técnicas tradicionais de escultura e pintura, dotando-os com conhecimentos sobre a história, as técnicas e os materiais da arte sacra em Portugal e das técnicas tradicionais da escultura religiosa em madeira.

Recorde-se que os Santeiros de São Mamede foram reconhecidos como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa e encontra-se em curso o processo para iniciar o dossier de candidatura deste ofício a Património Imaterial da Humanidade.
OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login