Comboios reocupam ecopista Póvoa-Famalicão? Está no Plano Ferroviário Nacional...
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em terça-feira, 20 dezembro 2022 07:25
- Escrito por: Ângelo Marques
O regresso dos comboios ao canal Póvoa de Varzim- Vila Nova de Famalicão é uma possibilidade plasmada no Plano Ferroviária Nacional (PFN) que se encontra nesta altura em consulta pública. Apesar de terem sido investidos mais de 4,3 milhões de euros (quase 3,7 milhões de financiamento comunitários) para a transformação do espaço numa via ciclopedonal, o certo é que, no documento governamental, o percurso da ecopista é apontado como um dos dois troços desativados que podem “ser reaproveitados para um novo sistema de mobilidade ligeira”.A outra via que atualmente só tem peões e bicicletas é a ligação Guimarães – Fafe.
É referido no relatório:“A solução evolutiva permite que mais cedo e com um investimento inicial mais modesto se possa criar um transporte coletivo de qualidade onde hoje não existe nada, captando tráfego e ocupando o espaço-canal necessário ao futuro sistema ferroviário”. É equacionada a possibilidade de, numa fase inicial, ser aplicada uma solução através de um veículo rodoviário, mas tendo em vista a "evolução" para ferrovia.
O jornal digital O Minho questionou o ministério das Infraestruturas e habitação sobre o caso e foi-lhe dito :“ será necessário avaliar, caso a caso, se os benefícios da reativação de um serviço de transporte coletivo sobre o espaço-canal das linha desativadas que são mencionadas no PFN são efetivamente maiores do que os de manter a via ciclável naquele espaço”.
A mesma fonte acrescento, porém, que a “conversão” da lisgações teve “como um dos pressupostos a preservação do canal, acautelando sempre a possibilidade de recuperar a sua função ferroviária. Neste sentido, o investimento feito na criação destas ecopistas é, em parte, para assegurar a manutenção do próprio espaço-canal, evitando a sua degradação e abandono”, referem asdeclarações ao O Minho.
As câmaras municipais preferiram não reagir nesta altura à hipótese levantada pelo Plano Ferroviário Nacional.
by WebFarol