Rádio Onda Viva

Emissão Online

Crédito Pessoal Online: regras e cuidados a ter na contratação

Com a digitalização de vários processos bancários, os consumidores passaram a poder contratualizar de forma rápida, menos burocrática e mais cómoda uma série de produtos financeiros que antes apenas estavam disponíveis num balcão físico.

Entre estes produtos financeiros está o crédito pessoal. 

Com uma simples procura num motor de busca pela expressão “crédito pessoal online” é-nos apresentada uma panóplia infindável de soluções de crédito pessoal, mas atenção, nem todas são fidedignas.

Taxas de juro competitivas que depois se revelam abusivas (chegam a 300% em alguns casos) ou dinheiro que nunca chega às mãos do consumidor que, entretanto, deixou nas mãos dos burlões informações sensíveis são algumas das situações mais recorrentes.

Regras e cuidados a ter na contratação de um Crédito Pessoal Online

De forma a se precaver contra propostas de crédito pessoal online fraudulentas e fazer a escolha da proposta que vá ao encontro das suas expectativas sem enganos ou falsas promessas, tome nota das regras e cuidados a ter na contratação de um crédito pessoal online que lhe vamos deixar de seguida.

Verificar se a instituição faz parte de entidades autorizadas pelo Banco de Portugal (BdP)

Existem muitas instituições de crédito que, aproveitando a facilidade dos meios digitais, operam à margem da entidade que regula o setor financeiro em Portugal, por isso evite-as. 

Como? Antes de partir para a contratação de um crédito pessoal online verifique nesta página do Banco de Portugal se a instituição onde está a pensar contratualizar o seu crédito pessoal está na lista de entidades autorizadas pelo BdP.

Isto garante-lhe não só a segurança das suas informações pessoais, como também que aquilo que está anunciado corresponde àquilo que está a contratar e que terá toda a proteção legal plasmada na lei.

Se a consulta da lista de entidades autorizadas a conceder crédito pessoal do BdP ajuda a retirar quaisquer dúvidas em relação à credibilidade, existem sinais que podem levar ao soar de alertas.

Por exemplo, quando uma proposta de crédito pessoal online lhe chega às suas mãos através de SMS, e-mail ou redes sociais e após clicar se depara com a ausência de contactos telefónicos ou contactos de números de um outro país que não Portugal é melhor não prosseguir, pois o mais certo é que esteja perante uma potencial situação de fraude.

De igual forma, quando não existem moradas em Portugal da dita instituição ou a proposta segue através de um endereço de e-mail não institucional, o melhor que tem a fazer é colocar de lado a proposta de imediato.

Por último, pedir um crédito pessoal online não tem custos, só terá de pagar os custos que advieram da contratualização do crédito (prestações mensais, eventuais seguros, etc.). 

Em situação alguma adiante dinheiro, isso é sinal de fraude.

Calcule a sua taxa de esforço

Quer se trate de um pedido de crédito pessoal online, quer se trate de um pedido de crédito pessoal pela via tradicional, é de extrema importância calcular a sua taxa de esforço.

Saber a sua taxa de esforço, não é apenas uma excelente forma de avaliar a sua situação financeira, como é um fator que vai ter uma influência decisiva na aprovação ou não do seu pedido.

A taxa de esforço calcula-se através da fórmula 

“Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100”

E caso ultrapasse os 50% definidos pelo Banco de Portugal como limite “saudável” provavelmente verá o seu pedido rejeitado. 

Nesta situação, o melhor que tem a fazer é saldar as suas dívidas com créditos anteriores através, por exemplo, de um crédito consolidado.

Atenção às taxas de juro

Quando pretende contratar um crédito pessoal é importante que tenha em muita atenção as taxas de juro, em especial as siglas TAN e TAEG.

Enquanto a,

  • TAN (Taxa Anual Nominal) lhe dá a conhecer o valor total dos juros no período de um ano em percentagem do montante do empréstimo;
  • a TAEG (Taxa Anual Efetivo Global) dá-lhe a conhecer o custo total do crédito para si, isto é, a TAEG inclui os juros, comissões, prémios de seguro exigidos, impostos e ainda outros encargos financeiros que estão associados ao crédito que pretende contratar.

Compare propostas (leia com muita atenção os termos do contrato e verifique a existência de potenciais custos adicionais)

É importante que utilize os simuladores de crédito pessoal que as instituições autorizadas pelo BdP oferecem aos seus clientes nas suas páginas de crédito pessoal online.

Por exemplo, se na sua pesquisa parar na página de crédito pessoal UNIBANCO, marca da UNICRE - Instituição Financeira de Crédito, S.A., vai encontrar um simulador de crédito pessoal.

Neste pode efetuar uma simulação de financiamento (com possibilidade de seguro) para valores entre os €5.000 e os €75.000, bem como optar por prazos de pagamento que oscilam entre 24 e 84 meses, dinheiro que pode entrar na conta bancária no espaço de uns dias úteis.

Caso a proposta lhe agrade e desejar prosseguir com o pedido, pode concluir o processo na mesma página dado que no UNIBANCO todos os pedidos de adesão às suas múltiplas soluções de financiamento podem ser concretizados de forma 100% digital, sem comissões de abertura, com mensalidades fixas e sem a necessidade de mudar de banco.

Aquando do envio do contrato leia com atenção todas as suas alíneas de forma a conferir detalhadamente quanto e quando vai pagar e quais as condições. 

Se, no caso do UNIBANCO, como já referimos, não existem comissões de abertura e as mensalidades são fixas, em outros casos podem existir potenciais custos adicionais, como comissões de abertura e impostos (o imposto de selo é o mais comum) que podem aumentar o valor que terá de pagar.

RECOMENDADAS

Login