Rádio Onda Viva

Emissão Online

Supermercados na Varziela encerrados pela ASAE

A ASAE suspendeu a atividade de dois supermercados situados na Zona Industrial da Varziela, em Vila do Conde. Em causa está a venda de produtos alimentares sem rótulos em português, ficando o consumidor sem a possibilidade de "efetuar uma escolha informada do produto que estava a adquirir". Nos dois supermercados visitados pelos inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, “a esmagadora maioria dos produtos não possuía qualquer rotulagem em língua portuguesa".

Foram instaurados dois processos contraordenacionais "por violação grave dos direitos dos consumidores e procedeu-se à apreensão dos produtos expostos", tendo em conta que "as informações relativas às características do género alimentício, no que se refere à sua natureza, identidade, propriedades, composição, quantidade, durabilidade, país de origem ou local de proveniência, método de fabrico ou de produção, encontravam-se em língua de difícil compreensão para os consumidores portugueses".

O comunicado da ASAE revela que foram apreendidos produtos com o valor total de 180 mil euros e que a suspensão da atividade dos dois estabelecimentos está em vigor "até que legalidade seja reposta". 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login