Rádio Onda Viva

Emissão Online

Dia da tragédia que matou 142 pescadores. E 37 eram da Póvoa

Neste dia 2 de dezembro, mas há 75 anos aconteciam em Matosinhos os naufrágios de quatro traineiras  ("D.Manuel", "São Salvador", "Rosa Faustino" e "Maria Miguel") e o resto da frota (superior a uma centena) que estava na faina foi também apanhada por uma tempestade com vagas gigantescas que atiraram borda fora pescadores de outras embarcações.

No total perderam a vida 142 homens e, segundo o livro escrito por  António Cunha e Silva e Belmiro Esteves Galego (obra intitulada "O Naufrágio de 1947 – Toda a saudade é um cais de pedra") entre os desaparecidos nesse fatídico dia encontravam-se 37 pescadores da Póvoa de Varzim.

Essa grande tragédia que causou mais de uma centena de órfãos e sete dezenas de viúvas está perpetuada na escultura "Tragédia no Mar", de José João Brito, que pontifica na praia do Titan, em Matosinhos (nas imagens).

Recorde-se que, em 1892, houve um evento de dimensão semelhante, nesse caso na Póvoa de Varzim, sucessivos naufrágios provocaram a morte a 105 pescadores, 70 poveiros e 35 da Afurada, Gaia.  

Em Matosinhos há diversas iniciativas previstas (ver imagem)

VianaCar

RECOMENDADAS

Login