Rádio Onda Viva

Emissão Online

Acidente mortal: presidente da câmara decreta "situação de alerta"

O presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, declarou  a “Situação de alerta de âmbito municipal” na zona afetada pela derrocada ocorrida na rua Artur Barros Lima, na freguesia de Palmeira de Faro e que, na madrugada da passada quarta-feira, provocou a morte a um casal, ambos com 22 anos, que se encontrava numa casa atingida pelo deslizamento de terras e pedras.

A decisão do autarca, revela uma informação camarária, “implica a interdição à zona afetada, e, consequentemente, o realojamento dos moradores da área afetada pela ocorrência, num total de 8 famílias, correspondentes a outras tantas moradias”. Ao todo, 17 adultos e sete crianças foram enviadas para alojamentos disponibilizados pelo município ou para casa de familiares.

Por outro lado, a universidade do Minho vai realizar um “estudo geotécnico”  para “aferir as condições de segurança e sustentabilidade dos terrenos da área afetada”. A Câmara acrescenta que a intervenção dos académicos não tem um  “prazo”, mas só após “esse trabalho (...)será possível definir os eventuais passos que se seguirão, nomeadamente o regresso das pessoas às suas habitações”.

A nota enviada à imprensa recorda que “ a habitação afetada se encontra licenciada e dispõe de autorização de utilização, sendo que processo de licenciamento, datado de 1994, decorreu com normalidade”.

O funeral das duas vítimas mortais, Susana Margarida Bajão Gonçalves e Fábio David Cordeiro Veloso, realiza-se amanhã às três da tarde tarde em Vila Frescainha(S.Pedro), Barcelos

VianaCar

RECOMENDADAS

Login