Rádio Onda Viva

Emissão Online

Chamados a 'dizer Sim à Paz' no regresso de evento marcante

“Vamos dizer sim à Paz”. É este o mote do Encontro pela Paz que vai ocorrer na Póvoa de Varzim entre 7 de dezembro e 7 de janeiro, sendo um regresso esperado depois de dois anos de interrupção devido à pandemia. A iniciativa arrancou há 24 anos e o mentor, o artista plástico Mário Ferraz, continua como o grande dinamizador do evento, sendo a Câmara Municipal uma parceira que também se mantém. Os pontos fortes são já conhecidos e agrupam-se em 5 grandes momentos.

No dia 7 de dezembro é inaugurada a exposição “Educação pela Paz”, no Diana–Bar (10h), com trabalhos de alunos das escolas locais, a intervenção da “Dupla Maravilha (Francisco Cruz e Mara São Roque) e a atuação da Orquestra de Cordas da Escola de Música. A corrida da “Chama da Paz” vai depois percorrer todas as freguesias, no dia 10, sendo a tocha transportada por atletas dos clubes locais até ao Pavilhão Municipal. Nesse espaço, no dia 11, realiza-se a tradicional sessão da ‘Cerimónia Pela Paz’, que engloba um concerto de Ivo Lucas e a participação da Dance Box, com posterior marcha até à Praça do Almada para deposição das flores na Taça da Paz, sendo esse momento abrilhantado com alunos de canto e piano da Escola de Música.

A 1 de janeiro – Dia Mundial da Paz - surge a cerimónia no Cais da Paz, ou seja junto ao edifício do Instituto de Socorros a Náufragos, estando prevista a atuação de professores da EMPV e o lançamento das flores ao mar em simultâneo com uma largada de pombos. O encerramento será novamente no Diana-Bar, a 7 de janeiro, pelas 21h30, numa cerimónia que terá as atuações do coro InfantoJuvenil da Paróquia de Beiriz, do grupo Dancebox e da “Dupla Maravilha”.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login