Rádio Onda Viva

Emissão Online

Barras fechadas e aumento da ondulação a caminho

As Capitanias de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim lançaram um alerta para o agravamento da agitação marítima até ao meio-dia da próxima quarta-feira. Está prevista ondulação proveniente de noroeste, com uma altura significativa de 4 a 5 metros. As barras dos dois portos encontram-se encerradas a toda a navegação, sendo que a situação está a ser monitorizada permanentemente, podendo ser alterada. A Autoridade Marítima reforçou a recomendação, em especial à comunidade piscatória e náutica de recreio, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.

Também à população em geral é aconselhado que se abstenha da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima. Aos pescadores lúdicos de pesca à cana é pedido que assumam extrema cautela, evitando pescar junto a falésias, arribas, quebra-mares e zonas rochosas nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições extremas o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

Outras recomendações:
• Promover a vigilância e proteção de infraestruturas junto à linha de costa (apoios de praia, etc.);
• Proteger da ação do mar as máquinas utilizadas em obras ao longo da costa;
• Reforçar a vigilância das amarrações das embarcações atracadas nos cais e marinas ou fundeadas / amarradas;
• Acautelar a remoção, para locais seguros, de embarcações varadas em locais que possam ser afetados pela ação do mar e do vento.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login