Rádio Onda Viva

Emissão Online

Distinção a José Carlos de Vasconcelos no Diário da República

Está no Diário da República desta quinta-feira o alvará da Presidência da República, em concreto da Chancelaria das Ordens Honoríficas Portuguesas, da concessão da Grã-Cruz da Ordem do infante D. Henrique a José Carlos de Vasconcelos. A distinção foi entregue por Marcelo Rebelo de Sousa no passado dia 21 de setembro e na ocasião o presidente considerou “justíssima” a atribuição do galardão ao jornalista, advogado e poeta.

José Carlos de Vasconcelos nasceu em Freamunde, mas sempre se considerou poveiro até porque foi na Póvoa que estudou, praticou desporto e foi num jornal local já extinto - o Comércio da Póvoa de Varzim – que  iniciou o percurso na comunicação social. Passou mais tarde, entre outros, pelo Diário de Lisboa, Diário de Notícias, RTP, O Jornal, revista Visão e Jornal de Letras (que atualmente dirige). 

O homenageado é um elemento preponderante na organização do Correntes d’Escritas, o Encontro de Escritores de Expressão ibérica  que decorre na Póvoa de Varzim, cujo município lhe concedeu, em 2016, a Medalha de Cidadão Poveiro.  Na Ordem do Infante D. Henrique, a Grã-Cruz representa um titulo honorífico só superado pelo Grande Colar reservado a chefes de Estado. 

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login