Rádio Onda Viva

Emissão Online

Esposende está hoje de luto

Esposende está hoje em “luto Municipal” por decisão da Câmara e por causa da morte de de Laurentina Torres, que liderou a edilidade entre 1986 e 1989, após a morte num acidente de viação do então presidente Alexandre Losa Faria, seu familiar.

Nas Autárquicas de 1989,a candidata do CDS perderia a liderança para Alberto Figueiredo (PSD), por menos de 500 votos de diferença, ficando na vereação.

A professora Laurentina Veloso Fernandes Torres Losa Faria nasceu em 5 de junho de 1937 em Apúlia onde teve um papel relevante em diversas instituições, designadamente no “Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia”.

Numa nota emitida ontem pela autarquia de Esposende lê-se que Laurentina Torres “dedicou grande parte da sua vida à promoção da cultura e tradições da sua terra natal” (Apúlia)  e “o expoente deste seu trabalho surge em 2004 com a proposta de classificação do repositório oral da cultura luso-galaica como Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, onde alguns valores da etnografia esposendense foram integrados, nomeadamente as tradições dos sargaceiros de Apúlia, com as suas atividades agro piscatórias”.

Em 2006 (27 de junho), Laurentina Torres foi agraciada com a Medalha de Mérito Municipal. No mesmo comunicado, refere-se que na próxima reunião de câmara vai ser submetido à votação um voto de pesar.

A cerimónia fúnebre realiza-se às 11h00 horas na Igreja Matriz de Apúlia   

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login