Rádio Onda Viva

Emissão Online

Dia histórico para a Trofa com inauguração dos Paços do Concelho

É já amanhã, sábado, que a Câmara da Trofa inaugura o novo edifício dos Paços do Concelho. “A Casa de Todos! O futuro está a chegar” foi o lema de promoção deste evento que irá concretizar um sonho do concelho criado em 19 de Novembro de 1998 por desanexação de Santo Tirso.

A Trofa deixará de ser o único município do país sem uns Paços do Concelho através de um investimento que superou os 10 milhões de euros. A empreitada durou quase três anos e aproveitou uma parte das antigas instalações de uma fábrica de moagem trofense na Rua Professor Mário Padrão, junto ao Parque de Nossa Senhora das Dores. O projeto teve como autor o arquiteto José Carlos Nunes Oliveira e o novo edifício será autossustentável do ponto de vista energético e de consumo de água, concentrando, num único local, serviços que se encontravam distribuídos por 17 diferentes espaços. A autarquia sustenta que esta mudança, para além de permitir uma maior comodidade a todos aqueles que necessitam de resolver assuntos camarários, irá permitir ao município uma poupança anual em rendas de cerca de 300 mil euros.

O edil Sérgio Humberto defende que "é um orgulho poder concretizar este sonho, não apenas meu, mas de todos os trofenses, que nunca deixaram de acreditar que seria possível concretizar este projeto. É um orgulho poder deixar uma obra que honra todos aqueles que se deslocaram a Lisboa no dia 19 de novembro de 1998 e que, acredito, marca e marcará diferentes gerações de trofenses".

Para assinalar este momento histórico, o município vai promover uma cerimónia de inauguração que arranca às 10h com a receção aos convidados. A sessão oficial começa às 11h e contará com a presença de várias personalidades nacionais, como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a presidente da Associação Nacional de Municípios, Luísa Salgueiro, e o líder do PSD, Luís Montenegro. O programa encerrará com um concerto da conceituada fadista Mariza, pelas 18h30, nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, na rua D. Pedro V (EN14), com entrada livre.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login