Rádio Onda Viva

Emissão Online

Ratenses e lanutentes protestam contra odores do aterro

Dezenas de habitantes de S. Pedro de Rates e de Laundos manifestaram-se na manhã desta quarta-feira contra o cheiro “nauseabundo e insuportável” do aterro da Resulima. Ratenses e lanutenses estão fartos dos odores provenientes do equipamento situado na freguesia vizinha de Paradela, no concelho de Barcelos, território que também começa a ser afetado, tal como Barqueiros e Cristelo. Por já não aguentarem muito mais tempo, os moradores reclamam o encerramento urgente da infraestrutura e alegam que não é possível as janelas de casa ou colocar a roupa a secar devido ao mau cheiro.

“No século XXI ainda há lixeiras a céu aberto?!”, São estas as políticas ambientais do século XXI?!”, “Aqui não se valorizam resíduos!!!”, “Aqui existem escolas, casas, empresas… e vivem pessoas!!”, “Onde está a licença de exploração?”, “Tratar os resíduos sim ... Prejudicar os vizinhos é que não!!”, “Onde estão as autoridades ambientais”, “Temos pena de quem trabalha neste local”, “#AresulixoFede!” são algumas das frases dos cartazes empunhados nesta manifestação que decorreu junto ao aterro e foi acompanhada pela GNR. O equipamento de tratamento de resíduos entrou em funcionamento no início do ano e o mau cheiro constante continua a desesperar os moradores mais próximos.

Os dois presidentes das juntas de Rates e de Laundos, Paulo João Silva e Félix Marques, acompanharam os conterrâneos neste protesto popular, que também teve a presença de Sílvia Costa, vereadora com o pelouro do ambiente na Câmara da Póvoa. Os autarcas defenderam que o que está em causa é o mau funcionamento do aterro e não a sua existência. Recorde-se que a autarquia já disse ter esgotado a via diplomática para resolver a questão e ameaçou que vai recorrer aos tribunais para tentar fechar o equipamento se os problemas apresentados não forem resolvidos. Os manifestantes exigem uma ação célere das entidades competentes, caso contrário a ação judicial que está a ser ultimada pelo gabinete jurídico da Câmara irá mesmo avançar. 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login