Rádio Onda Viva

Emissão Online

PS volta a reclamar descida na fatura, mas autarquia não decidiu

A Águas do Norte já revelou que os valores das tarifas a aplicar, no próximo ano, vão sofrer um aumento de 2,7 % tanto no abastecimento de água como no saneamento de águas residuais. Esta subida imposta pela entidade gestora do sistema multimunicipal resultará num acréscimo de custos para a Câmara da Póvoa de Varzim de mais de 110 mil euros. A autarquia não tem refletido estas subidas na fatura dos consumidores nos últimos anos, mas nesta altura ainda não há uma decisão sobre o que vai suceder em 2023.

Aires Pereira referiu que ainda estão a ser avaliados os esforços financeiros do próximo ano e a proposta de tarifário será revelada na reunião de 8 de novembro. Por agora, o edil mantém a preocupação com os aumentos na eletricidade e ao gás e com a indefinição na transferência de verbas no âmbito das novas competências delegadas pelo Estado.

Os vereadores do Partido Socialista concordaram com o aumento da Águas do Norte, mas entendem que há margem para baixar a fatura da água às famílias e empresas poveiras em 2023. João Trocado lembrou a subida da receita dos últimos anos que compensa o previsível aumento da despesa. Daí o porta-voz do PS reiterar que é possível reduzir o preço que os munícipes pagam, sobretudo num momento de crise e dificuldade como o atual.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login