Rádio Onda Viva

Emissão Online

Esposende dá mais um passo para desagregar freguesias

O Município de Esposende aprovou hoje, em reunião de Câmara e por unanimidade, a desagregação das freguesias do concelho. A proposta será agora levada à Assembleia Municipal numa sessão extraordinária que vai ocorrer na próxima segunda-feira.

O executivo votou a favor da desagregação de 5 Uniões de Freguesia: Apúlia/Fão, Belinho/Mar, Esposende/Marinhas/Gandra, Fonte Boa/Rio Tinto e Palmeira de Faro/Curvos, assim como a consequente reposição da autonomia de cada uma. Recorde-se que apenas Antas, Forjães, Vila Chã e Gemeses se mantiveram autónomas.

A Câmara de Esposende volta a expressar a oposição ao processo de agregação de 2013 na sequência da intervenção da Troika. Com esse propósito, assegurou às Uniões de Freguesia o apoio de uma Comissão que integra os juristas Carlos José Batalhão, Pedro Mota e Costa e José Miguel Pereira.

Dado não ver vantagens na reforma administrativa, o edil Benjamim Pereira assegura que a autarquia continua empenhada em “reverter o processo”, considerando uma “questão da mais elementar justiça conceder novamente a autonomia a freguesias que foram agregadas contra a vontade”, tanto mais que cada uma delas tem uma identidade própria que importa manter e preservar”.

A desagregação só será materializada através da aprovação de um decreto-lei que efetive o desejo das populações.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login