Rádio Onda Viva

Emissão Online

Esposende pisca o olho a negócio da China

Está assinado o protocolo entre o município de Esposende e a Câmara de Câmara de Comércio Portugal-China PME (Pequenas e Médias Empresas) que está a procurar ganhar escala para aceder às oportunidades de investimentos no grande país asiático e vice-versa. Na altura de firmar o acordo, o presidente da instituição, Y Ping Chow (à esquerda na imagem) explicou o foco da Câmara de Comércio que dirige (ouça no noticiário).

E a porta de entrada ou de captação de investimentos pode ser Macau onde o governo quer mudar o paradigma do território. Assim sendo, sublinha Y Ping Chow, há uma óbvia vantagem histórica para Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa, a CPLP (idem)

A Câmara de Comércio Portugal- China tem procurado assinar protocolos com municípios, associações empresariais, comunidades inter-municipais e até universidades para procurar ganhar escala nas negociações com o gigante asiático. Uma estratégia que é elogiada por Benjamim Pereira, presidente da autarquia de Esposende (também no noticiário e à direita na foto)

Um dos principias investimentos chineses em Portugal tem sido no imobiliário que permite a atribuição dos chamados  “Vistos Gold”, mas recentemente têm havido mais dificuldades à aplicação desse capital estrangeiro em Lisboa, Porto e até Coimbra. E também neste aspeto Esposende pode ser um alvo de atração, realçou o presidente do município, Benjamim Pereira

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login