Rádio Onda Viva

Emissão Online

Edil reitera que PSD quer as 12 freguesias desagregadas

A desagregação de freguesias vai mesmo avançar se depender do PSD da Póvoa de Varzim. Aires Pereira reiterou a ideia de voltar ao antigo modelo na sessão da Assembleia Municipal de ontem à noite após uma interpelação do deputado da CDU.

O presidente da Câmara garantiu que o processo continua a ser preparado pelas juntas social-democratas que estão nesta altura agregadas em união de freguesias. Aires Pereira revelou ainda que os serviços jurídicos da autarquia estão a criar as condições para apresentar em breve uma proposta que garante a unanimidade das forças políticas. 

Recorde-se que as agregações que foram feitas em 2013 mantiveram-se no atos eleitorais de 2017 e 2021, sendo que o edil sempre discordou dessa decisão. Aires Pereira lembrou que o desenlace desta questão só deve chegar 6 meses antes das próximas autárquicas, ou seja, no início de 2025, mas fez questão de vincar que os social-democratas estão a pugnar pela concretização da independência das 12 freguesias poveiras.

Este tema fez com que o deputado Joaquim Vianez tenha anunciado a saída da bancada laranja por não concordar com a posição da maioria, uma decisão entendida como natural pelo líder partidário, Miranda Coelho, que não deixou de lembrar as duas décadas de colaboração do elemento que agora abandona. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login