Rádio Onda Viva

Emissão Online

Testes mostram que bicicleta é alternativa válida ao automóvel

A Câmara da Póvoa de Varzim já deu a conhecer o resultado dos testes de trânsito que, com apoio de voluntários e das juntas de freguesia, fez na hora de ponta matinal causada pela ida dos alunos para as escolas e dos adultos para os empregos.

Segundo os dados divulgados, na cidade as bicicletas cumpriram os mesmos percursos em menos tempo do que um carro ou do que um peão. Detalhando: no trajeto entre a Mariadeira e a Praça do Almada, o ciclista demorou 4 minutos, menos 1 do que o automóvel e menos 7 do que o caminhante; entre a zona de Montgeron e os Paços do Concelho o carro voltou a perder para a bicicleta, que cumpriu a distância em 8 minutos, enquanto o veículo elétrico só chegou ao destino passados 5 minutos, neste caso com 60 segundos de vantagem para o voluntário que fez o trajeto a pé.

Nas freguesias envolvidas na iniciativa, houve equilíbrio entre automóvel e bicicleta e a tendência verificada na cidade manteve-se apenas para quem partiu de Aguçadoura a pedalar, que demorou 15 minutos a chegar à Praça do Almada, menos 4 do que o carro. No entanto, a situação inverteu-se nos dois casos de partidas de Navais e de Terroso, onde o automóvel foi mais rápido, embora por pouco: demorou 22 minutos a partir da Igreja de Navais, menos 1 do que a bicicleta, enquanto para fazer a ligação de Terroso à Praça do Almada o carro necessitou de 11 minutos, menos 2 do que o ciclista.

Todos os envolvidos tiveram de cumprir as regras de trânsito e estacionar devidamente os veículos na cidade, nos parques ou lugares de estacionamento nos arruamentos circundantes à Praça do Almada. A autarquia entende que os tempos verificados ajudam “a quebrar o estigma de que com automóvel se chega mais rápido ao destino final das deslocações diárias”, podendo concluir-se que “na Póvoa de Varzim as alternativas ao automóvel são competitivas em termos de tempos de deslocação entre dois pontos de interesse”.

A medição dos tempos inseriu-se na Semana Europeia da Mobilidade que a Câmara da Póvoa está a promover até à próxima quinta-feira.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login